segunda-feira, 6 de março de 2017

Opinião | "Chamas" de Patrícia Morais (Sombras #2)

Chamas
Classificação: 3 Estrelas

O ano passado, a convite da autora, li o primeiro volume desta série (Sombras)  e um conto que está disponível gratuitamente na Smashwords e que pode ser lido independentemente de se conhecer os livros da série. 
Comparando esta leitura com a anterior, posso desde logo afirmar que a Patrícia se esforçou e apresenta-nos um livro com qualidade superior ao anterior. É notório uma maior preocupação na construção da narrativa e na apresentação dos factos. 

Apesar de sentir uma evolução bastante positiva em termos dos aspetos formais da escrita, a forma como a autora nos mostra as personagens é ainda pouco profunda. Fazem falta as emoções, os sentimentos, as relações... A forma como todos estes aspetos surgem no livro é algo muito superficial. Na minha perspetiva isso é importante para que eu me consiga sentir ligada às personagens que habitam as páginas de uma estória.

Esperava uma maior intensidade na relação de Liam e Lilly. Senti-os muito afastados. Eles precisavam de umas conversas mais profundas, com algum sentimentalismo à mistura para que a este lado me chegasse a química que vive ali um bocadinho adormecida entre eles. 

O livro apresenta dinamismo, as coisas vão acontecendo de forma a não permitir aborrecimento. Algumas vezes achei positivo, outra vezes senti que a autora precisa de explorar mais a situação (lá está as sensações). 

Para quem gosta do mundo sobrenatural este livro poderá apresentar-se como uma boa leitura. Para mim é um aspeto muito bem conseguido do livro, assim como todas as descrições dos conflitos físicos. É palpável o conhecimento e o investimento da autora nestes momentos do livros. Só lhe falta mesmo ser mais sensitiva. 

A forma como este livro termina é aquele tipo de finais que nos deixa em plena expetativa para o que vem a seguir. A Patrícia, nestas últimas páginas, semeia a dúvida e oferece ao leitor um período de espera para saber o que de facto vai acontecer tendo em conta aqueles últimos momentos. Só nos resta aguardar pelo próximo volume da série e esperar que a Patrícia não demore muito a dar-lhe vida.


Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!