terça-feira, 7 de março de 2017

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Desafio]


Ando a dever a resposta a este desafio à Denise.

Assim aqui a resposta ao meu desafio para o livro Crenshaw - O grande gato imaginário de Katherine Applegate.




Amigos imaginários

Este desafio consiste em duas questões, uma mais orientada para recordações passadas, e outra mais direcionada a ação futura. Aqui estão elas:
A primeira resposta é simples: não, eu não tive nenhum amigo imaginário na infância. Porém, acho que em alguns momentos poderia ser bastante útil. 

A segunda resposta é mais complexa. Quando fiz prática clínica eu usa muito as estórias com crianças. E das vezes que as usei as coisas correram muito bem. Só as usei atendendo a alguns fatores, designadamente:
  1. O gosta da criança pelas estórias (o mais importante de todos);
  2. Crianças para as quais fosse mais fácil falar de si, partindo das estórias dos outros;
  3. Crianças que precisam de se inspirar tendo em conta outras vivências;
  4. A minha forma de interagir com a criança - as minhas ideias para as consultas partiam sempre das características da criança, e era esse conhecimento que me permitia escolher aquilo que funcionaria comigo e com elas. 

Então, se pelo menos o primeiro fator estivesse assegurado eu iria pegar neste livro nas seguintes situações:
  • Crianças com um situação de vida complicada - esta narrativa poderia ser útil para passar a mensagem de superação e de somos capazes de lidar com as situações. 
  • Para mostrar as crianças que ter uma amigo imaginário não é mau.
  • Crianças que precisassem de soltar a sua imaginação.
  • Crianças com determinas problemáticas que eu achasse que iriam benefeciar de conhecer o Crenshaw. 

2 comentários:

  1. Gostei das tuas respostas. Também concordo que seria um livro bem interessante para trabalhar com crianças. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!