terça-feira, 2 de maio de 2017

A minha experiência com... | Marc Levy


Depois de muito tempo, cá venho eu escrever sobre mais uma das minhas experiências com um escritor. 
Mais uma vez a minha escolha recaiu sobre um homem, de seu nome Marc Levy. Não sei se é um autor muito lido dentro da comunidade literária, porém cruzo-me com poucas opiniões aos livros dele. 

Marc Levy é um escritor francês muitos exemplares vendidos e com livros adaptados ao cinema. Da minha experiência de leitura e da conversa com poucas pessoas que leram algum livro do autor ou se gosta imenso da escrita ou não se gosta. 
Este autor tem uma forma muito própria e original para contar as suas estórias. Eu gosto imenso dos livros deles e das narrativas que constrói. Até agora nunca me senti desiludido com nenhuma das suas obras. Gosto da simplicidade das personagens, da sensibilidade impressa em cada palavras e da forma harmoniosa como encaixa tudo de forma a construir uma narrativa apelativa e interessante. Tudo isto é pincelado com uma escrita a roçar o poético. 

Como é que descobri o autor? Por mero acaso. Em Agosto de 2012 andava eu perdida nas estantes da biblioteca municipal da minha zona a escolher livros para levar para ler nuns dias de férias que ia passar em Coimbra. Acabei por pegar, num livro do autor: A primeira noite. Já no balcão onde se efetuam as reservas, o bibliotecário alertou-me para este livro ser a continuação do livro O primeiro dia. Aconselhou-me a ler pela ordem correta e assegurou-me que eram bons e que quase que apostava que eu ia adorar (já era/é hábito este bibliotecário me dar sugestões e acerta sempre).Voltei a subir à sala de leitura e peguei no livro que me faltava. Trouxe os dois e foram das melhores leituras daquele ano. São livros soberbos que me ficaram na memória. 

Até ao momento estão publicados 12 livros em Portugal. Destes 12 livros eu já li 5 livros. Aqui ficam eles.

Livros publicados
  1. O ladrão de sombras (2011, 2013)
  2. Se pudesse voltar atrás (2013)
  3. As coisas que nunca dissemos (2012)
  4. A estranha viagem do Senhor Daldry (2012)
  5. Voltar a encontrar-te (2011)
  6. Meus amigos, meus amores (2011)
  7. O primeiro dia (2010)
  8. A primeira noite (2010)
  9. E se fosse verdade (2000 com o título Enquanto estiveres aí, 2008, 2010)
  10. Sete dias para a eternidade (2010)
  11. A próxima vez (2005, 2010)
  12. Os filhos da liberdade (2009)
Livros lidos
  1. O primeiro dia (5 estrelas)
  2. A primeira noite (5 estrelas)
  3. E se fosse verdade (4 estrelas)
  4. A estranha viagem do Senhor Daldry (4 estrelas)
  5. O ladrão de sombras (4 estrelas)

Foram todos leituras muito boas, mas os que li em primeiro marcaram-me de uma maneira especial.O último livro que li, O ladrão de sombras, é o mais ternurento de todos e que gostei imenso (só não levou as 5 estrelas por dois pequenos aspetos), fica mesmo no coração. 

Para ler...
É óbvio que quero ler todos os que me faltam, mas o prioritário é A próxima vez que já está na minha estante há algum tempo à espera da sua vez.

Agora desse lado, conhecem o autor? O que é que já leram dele? Gostaram?
Partilhem comigo a vossa experiência com este escritor. 
Quem nunca leu, espero que tenham ficado com vontade de conhecer algo dele. 

2 comentários:

  1. Ainda só li um livro do autor, que estranhei um pouco e não me arrebatou. Mas tenciono experimentar outros livros, pelo menos ele tem bastantes por onde escolher :)

    Espero que consigas aumentar a tua lista de livros lidos do autor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como escrevi, tenho a perfeita noção que ele tem uma escrita muito particular.
      Qualquer dia recebes um dele :). E espero, sinceramente, que gostes.
      Beijinho.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!