domingo, 2 de julho de 2017

TAG | 50%

Esta é uma Tag dedicada a fazermos uma análise das nossas leituras do primeiro semestre do ano. O ano passado respondi e, este ano, decidi repetir.
Espero que gostem.

1. Melhor livro que li até agora
Este ano ainda só cinco livros foram merecedores da classificação máxima de cinco estrelas. Entre estes cinco tenho de destacar aquele tem me feito pensar muito. Ainda hoje me recordo das personagens e das suas lutas. Estou a falar de Mil sóis resplandecentes de Khaled Hosseini. 
Mil Sóis Resplandecentes
É um livro muito bem escrito e com uma estória como momentos que me arrepiaram.

2. Melhor continuação que li até agora
Eu dedico-me menos a leituras de séries... Prefiro livros únicos. Das duas séries a que dei continuidade este ano destaco A coroa de inverno de Elizabeth Chadwick.
A Coroa do Inverno (Leonor de Aquitânia, #2)

É um livro histórico que me deu a conhecer a forma como continuou a vida de Leonor de Aquitânia. 

3. Lançamento do primeiro semestre que ainda não li, mas quero muito
Isto Acaba Aqui
Cá está ele. Quero muito ler Isto acaba aqui de Colleen Hoover. Desde o primeiro livro que fiquei fã da autora. 

4. Mais aguardado do segundo semestre
Não podia deixar de ser o livro da minha escritora de eleição, Lesley Pearse.
Uma Mulher em Fuga
Uma mulher em fuga sai já no próximo dia 11 de julho e gostaria muito de o ter.

5. Me decepcionou esse ano
Até ao momento foram quatro os livros que receberam uma estrela. Comparativamente aos anos anteriores já este tem sido um ano um pouco negro de leituras. Por exemplo, no ano de 2014 atribui uma estrela a quatro livros, tantos como em seis meses de 2017. Bem, mas pode ser que ao longo do ano não apanhe nenhum livro mau. 
Para esta categoria não vou atribuir um ao qual dei uma estrela, mas sim um que recebeu duas, e porquê? Porque decepcionou-me mais dadas as expetativas que tinha para ele. 
Falo do livro Fangirl de Rainbow Rowell.
Fangirl
É uma autora muito acarinhada pelos leitores e que recebe críticas muito positivas aos seus livros, daí que esperava mais desta leitura. Infelizmente não foi um livro com uma narrativa que me enchesse as medidas. 

6. Me surpreendeu esse ano
Para aqui escolhi Corações gelados de Laurie Halse Anderson.
Corações Gelados
Não esperava gostar tanto deste livro. Uma estória aparentemente simples que guarda uma mensagem muito importante. 

7. Novo autor favorito que foi lançado/ conheceu no primeiro semestre
Khaled Hosseini. Quero ler tudo deste autor. 

8. Sua quedinha por personagem fictício mais recente
Esta é fácil. A minha escolha recai sobre Ramon do livro Regresso a Mandalay de Rosanna Ley. Uma personagem masculina coesa, com uma personalidade simples e cativante. 
Regresso a Mandalay

9. Seu personagem favorito mais recente
Mariam do livro Mil sóis resplandecentes de Khaled Hosseini. A coragem desta mulher faz-me vergar perante ela. A grandiosidade do seu coração é inexplicável por palavras. Irei sempre recordar os seus momentos finais e aquilo que ela representou na vida de Laila.

10. Um livro que te fez chorar no primeiro semestre
Mil sóis resplandecentes de Khaled Hosseini. É um livro com uma narrativa tão intensa e com acontecimentos tão duros que aperta o coração de uma forma inexplicável.

11. Livro que te deixou feliz no primeiro semestre
Doces Silêncios de Deborah Smith. 
Doces Silêncios
Foi a minha estreia com a autora e adorei. Fez-me rir e diverti-me imenso. Claro, quero ler mais livros da autora.

12. Melhor adaptação
Não tenho nenhum livro para esta categoria porque não li nenhum livro que tenha sido adaptado ao cinema ou à televisão.

13. Resenha favorita esse ano, escrita ou em vídeo
A opinião que escrevi sobre o livro Regresso a Mandalay de Rosanna Ley. Podem ler aqui.
14. Livro mais bonito que comprou ou recebeu esse ano
Para esta categoria escolhi o livro mais bonito que veio parar à minha estante este ano. É ele Tempo de dizer adeus de S. D. Robertson. 
Tempo de dizer adeus
15. Quais livros quer ou precisa ler até o final do ano
São tantos para tão pouco tempo, mas vou indicar um de uma autora nacional e outro de uma autora internacional. São eles: A filha do barão de Célia Loureiro e A livraria dos finais felizes de Katarina Bivald.
A Filha do BarãoA Livraria dos Finais Felizes

4 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Gostei imenso da Tag e das tuas respostas. O novo da Deborah Smith já ouvi falar bem dele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,

      Sim, é bom.
      Mas como disse num comentário anterior não sei se faz bem o teu género. Porém, acho que deves arriscar e logo se vê.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Gostei muito das tuas escolhas e tenho curiosidade em alguns.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!